Categorias

Caminhe 2 mil passos por dia. E afaste a morte prematura

Caminhar, mesmo informalmente, ajuda a saúde (Foto: Pexels)

Pesquisa publicada em revista médica com quase 80 mil pessoas mostra que exercício simples no dia a dia reduz riscos à saúde

The Washington Post
Com Daiana Rodrigues Pereira, de São Paulo

Para cada 2.000 passos que você dá a cada dia, seu risco de morte prematura pode diminuir de 8 a 11 por cento, de acordo com pesquisa publicada na revista Jama Internal Medicine, uma das mais importantes dos Estados Unidos na área de saúde. Outra pesquisa similar, publicada pela Jama, mostra que caminhar mais, acumulando até cerca de 10.000 passos por dia, reduziu a ocorrência de doenças cardiovasculares (incluindo infartos e derrames), 13 tipos de câncer e demência.

Os dois estudos envolveram  78.500 participantes, todos de meia idade ou mais velhos, que usavam um dispositivo no pulso para medir a atividade física. A saúde deles foi monitorada por uma média de sete anos. O grupo tinha como meta dar 10.000 passos por dia (cerca de 4 a 8 quilômetros, dependendo do passo de uma pessoa).
Organização Mundial da Saúde recomenda entre 150 a 300 minutos de atividade física por semana. (Foto: Pexels)

Ao final, porém, descobriu-se que mesmo caminhando menos do que esses pretendidos 10 mil passos, os benefícios para a saúde já apareceram de forma nítida. Se caminhar cerca de 9.800 passos por dia reduziu o risco de demência em cerca de 50%, quem andou menos, cerca de 3.800 passos, também diminuiu em 25% os riscos de problemas cardiovasculares.

Publicidade

Vale caminhar até supermercado ou trabalho

A caminhada pode ser feita durante o dia a dia, mesmo com o cachorro, indo ao banco, ao supermercado, escola ou trabalho. Mas é importante que a caminhada seja de maneira contínua. E 2 mil passos podem ser alcançados com pouco mais de duas voltas na quadra (um passo tem em média, 0,5 metro, o que significa que andar 1000 metros podem representar 2 mil passos).

Para quem quer e pode caminhar em um ritmo mais rápido ou aumentar as distâncias com caminhadas potentes, por exemplo, isso tende a trazer ainda mais benefícios à saúde. E uma maneira simples de contar passos, mesmo aqueles que você faz dentro de casa, é baixar aplicativos “contadores de passos” no celular, que ele fará sozinho a contabilidade diária.

Pandemia como agravante do sedentarismo

No Brasil, de acordo com uma pesquisa feita pela Vital Strategies em conjunto com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), a pandemia piorou o tratamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) e também as rotinas saudáveis que as pessoas mantinham antes do surgimento da doença.

“A redução da prática de pelo menos 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana aconteceu ao mesmo tempo em que os hábitos alimentares pioraram, com a diminuição do consumo de verduras e legumes, por exemplo. O único destaque positivo com relação a alimentação foi a redução de consumo de refrigerantes e sucos artificiais, que caiu 25,4% no Brasil”, explicou um dos pesquisadores, Pedro Hallal, professor da UFPel.


Comentários: