Categorias

Rio Claro terá mutirões para papanicolau e pedidos de mamografia

O primeiro mutirão será neste sábado (8) na UBS do Cervezão, das 8 às 15 horas

Unidades de saúde de Rio Claro terão programação especial neste mês, com a campanha Outubro Rosa chamando a atenção para a prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. Serão realizados mutirões para exames de papanicolau e solicitação de mamografia. A primeira unidade a realizar a atividade será a do Cervezão, neste sábado (8), das 8 às 15 horas. A unidade básica de saúde fica na Avenida M-17, 739.

“O objetivo é promover a prevenção e o diagnóstico precoce, que é fundamental para aumentar as chances de cura da doença”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.

Na UBS do Cervezão serão realizados 80 exames de papanicolau, a partir de demanda espontânea. Também serão realizadas solicitações para mamografia de pacientes a partir de 40 anos, atendendo critérios, como a data do último exame. “No caso de dúvidas as equipes estarão à disposição para auxiliar as pessoas”, destaca Vania Molke, responsável pelo setor de atenção básica.

Publicidade

Para realizar o papanicolau é necessário que a paciente esteja há três dias sem relações sexuais; não esteja menstruada há cinco dias; e no dia do exame não utilize creme ou pomada vaginal. Antes de ir à unidade a paciente pode tomar banho normalmente e menor de idade deve estar acompanhada da mãe ou responsável. Os documentos necessários são cartão SUS, RG e CPF.

O cronograma prevê ao longo do mês mutirões em 11 unidades de saúde. A partir de segunda-feira (10) a unidade de saúde do Jardim Bonsucesso terá mutirões diários para o exame de papanicolau. Nesta unidade os exames serão feitos de segunda a quinta-feira das 16 às 18 horas e às sextas-feiras das 8 às 11 horas. Na próxima semana as atividades também serão realizadas nas unidades do Mãe Preta, Jardim Novo, Bela Vista e da Avenida 29.


Comentários: