Categorias

Putin acompanha exercício nuclear. Teste para uma Terceira Guerra Mundial?

Na “Operação Trovão”, mísseis balísticos e de cruzeiro foram lançados do Ártico ao Extremo Oriente da Rússia

Por: Lucas Saba

O presidente Vladimir Putin acompanhou, nesta quarta-feira, exercícios das forças nucleares estratégicas do Ministério da Defesa russo. Mísseis balísticos* e de cruzeiro* foram lançados do Ártico ao Extremo Oriente da Rússia, informou o Kremlin. Batizado de “Operação Trovão”, o treinamento ocorre no momento em que as forças da Rússia não conseguem impedir a retomada de territórios por parte dos ucranianos e Putin estaria sob pressão dos falcões do Kremlin para ampliar a escalada do conflito, que já dura mais de oito meses. Além disso, as sanções impostas pelo Ocidente contra a Rússia afetam severamente a economia do país.

O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, disse que o objetivo do exercício era manter o comando e o controle militar realizando “um ataque nuclear maciço das forças nucleares estratégicas em retaliação ao ataque nuclear do inimigo”.

Todos os mísseis atingiram seus alvos, segundo o ministro. Todos os mísseis tinham capacidade para transportar ogivas nucleares mas, por se tratar de teste, levavam explosivos comuns.

Devido ao tratado de armas New Start, assinado por EUA e Rússia, em 2010, e renovado por Biden e Putin, em 2021, toda vez que um dos países realiza qualquer teste nuclear o outro país precisa ser comunicado oficialmente Biden foi avisado dos testes, segundo o Kremlin. O acordo também prevê uma redução de armas nucleares de ambos os países, mas essa parte até o momento não foi respeitada.

Publicidade

O último exercício nuclear russo havia sido realizado cinco dias antes da invasão da Ucrânia. Nessa semana o Kremlin acusou o presidente ucraniano, Volodymir Zelensky, de utilizar “bomba suja”. O termo refere-se a um dispositivo misturado com material radioativo. As alegações russas foram amplamente rejeitadas pelos países ocidentais como falsas e vista como um pretexto para Putin manter os bombardeios contra áreas civis ou recorrer às bombas sujas.

exercício nuclear

Um dos dois mísseis foi lançado de um submarino movido a energia nuclear no Mar de Barents. Crédito: Kremlin

A Otan, a aliança militar dos países ocidentais, também está realizando seus próprios exercícios nucleares, apelidados de Steadfast Noon, no noroeste da Europa. A aliança defensiva ocidental envolve 14 países com previsão de término para domingo. Os locais escolhidos foram: Bélgica, Reino Unido e o Mar do Norte.

Um show midiático

O presidente Putin foi filmado e fotografado pela TV russa assistindo ao vídeo do lançamento. Também foram transmitidas imagens de comentários que ele fez por videoconferência para serviços de inteligência, nos quais ele destacou o suposto plano da Ucrânia para uso de “bombas sujas”. Ainda durante a reunião Putin criticou os EUA, alegando que o governo americano transformou a Ucrânia em “campo de testes para experimentos biológicos militares”.

Em um discurso à nação em setembro, Putin disse que seu país tinha “várias armas de destruição” e “usaria todos os meios disponíveis para nós”, acrescentando: “Não estou blefando”.

*Mísseis balísticos – Existem 7 categorias de misseis balísticos, dos intercontinentais, que cruzam milhares de quilômetros pelos céus e aqueles de curto alcance, de mil a 12 mil quilômetros de distância.

*Misseis Cruzeiro – Se diferenciam dos balísticos porque, ao contrário desses, descrevem uma linha reta em direção ao alvo, enquanto os balísticos fazem uma enorme curva nos céus.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rússia #guerranuclear #noticias #gruporioclaro #gruporioclarosp


Comentários: