Categorias

Rápida perda de peso é garantida por novos medicamentos

Foto de AllGo - An App For Plus Size People na Unsplash

Medicamentos foram inicialmente criados para tratar a diabetes tipo 2, no entanto, eles têm se mostrado eficazes no combate à obesidade.

Medicamentos usados para tratar a diabetes tipo 2 estão sendo apontados como uma solução promissora na luta contra a obesidade. Conhecidos pelos nomes comerciais Ozempic (já disponível no Brasil), Wegovy (será lançado este ano) e Mounjaro (ainda não aprovado pela Anvisa), as drogas semaglutida e tirzepatide funcionam substituindo hormônios específicos, reduzindo o apetite e a ingestão de alimentos. Isso leva à perda de peso e à redução da gordura corporal.

Um estudo mostrou que os pacientes que usaram semaglutida e tirzepatide perderam em média 12,4% e 17,8% do peso inicial, respectivamente. Dependendo da dose, um homem de 1,70 metro e 100 quilos pode perder cerca de 13 ou 18 quilos, o que reduziria seu Índice de Massa Corpórea (IMC) de obeso para sobrepeso, melhorando sua saúde cardiovascular.

Publicidade

Os benefícios desses medicamentos foram reconhecidos por celebridades como Elon Musk, e os efeitos colaterais parecem ser mínimos. O New York Times os chamou de “uma virada de jogo” e o The Economist declarou que “novas drogas podem significar o fim da epidemia mundial de obesidade”. O custo anual médio para esses tratamentos nos EUA é de cerca de 13 mil dólares, enquanto no Brasil o tratamento pode chegar a cerca de 12 mil reais.

Embora a maioria dos planos de saúde privados e o Medicare (sistema de seguros de saúde do governo) cubram o custo desses medicamentos quando prescritos para tratar a diabetes tipo 2, os pacientes que os procuram para perda de peso geralmente precisam pagar do próprio bolso. No entanto, outros fabricantes farmacêuticos, como Pfizer, AstraZeneca e Amgen, já estão trabalhando em produtos semelhantes para competir neste mercado bilionário de emagrecimento.

O aumento da obesidade tem sido um problema crescente em todo o mundo. Em 1960, 31,5% dos adultos nos EUA estavam acima do peso, sendo que 14,4% eram obesos. Hoje, 73% estão acima do peso, com 42,4% sendo obesos. O aumento do peso tem sido acompanhado por um aumento no número de pessoas com diabetes. Em todo o mundo, 39% dos adultos estão acima do peso, com 13% sendo obesos. A Federação Mundial de Obesidade projeta que, se as tendências atuais continuarem, mais da metade da população mundial estará acima do peso em 2035, sendo que 2 bilhões serão obesas.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #obesidade


Comentários: