Categorias

Planeta Terra está à beira da catástrofe climática, alerta a ONU

Unsplash

O mundo deve aquecer acima de 1,5°C a curto prazo. ONU lança guia de sobrevivência para evitar colapso climático

Por: Lucas Saba

Bloomberg

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU divulgou nesta segunda-feira um documento alertando que o planeta está à beira de uma catástrofe climática, porque as temperaturas médias continuam aumentando em todos os pontos do globo. Os cientistas afirmam que se nada for feito a curto prazo será inevitável evitar o aquecimento acima de 1,5°C, o que deverá provocar uma série de catástrofes como inundações e a destruição de áreas litorâneas. Diante dos novos dados, os pesquisadores defendem ações urgentes no combate às mudanças climáticas.

“Este relatório é um apelo para acelerar massivamente os esforços climáticos de todos os países e setores e em todos os prazos”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em comunicado sobre o lançamento do relatório. “Em suma, nosso mundo precisa de ação climática em todas as frentes – tudo, em todos os lugares, ao mesmo tempo”.

Publicidade

Cientistas da ONU

ONU: planeta deve sofrer um aquecimento de 1,5°C se nada for feito a tempo. (Crédito: Unsplash)

O documento defende a rápida redução no uso dos combustíveis fósseis, o que pode contribuir para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas.

A ONU enfatiza que todos os países devem antecipar seus planos de carbono zero em uma década. Essas metas devem reduzir rapidamente as emissões de gases de efeito estufa que aquecem a atmosfera do planeta.

Os governos já haviam concordado em agir para evitar o aumento da temperatura global ultrapassasse 1,5ºC. Mas o mundo já aqueceu 1,1ºC e agora especialistas dizem que é provável ultrapassar 1,5ºC na década de 2030.

O governo do Reino Unido respondeu: “o relatório deixa claro que os países devem trabalhar em direção a compromissos climáticos muito mais ambiciosos antes da cúpula climática da ONU COP28 em novembro”.”

Principais pontos:

  • As emissões de gases de efeito estufa geradas pela atividade humana causaram o aquecimento global e as emissões continuaram a aumentar, com alguns países e grupos contribuindo muito mais do que outros.
  • O mundo deve reduzir as emissões de gases de efeito estufa para 60% abaixo dos níveis de 2019 até 2035.
  • Mudanças “amplas e rápidas” nos sistemas planetários já ocorreram, seus impactos afetam desproporcionalmente as populações em risco do mundo. Mais de 3 bilhões de pessoas são altamente vulneráveis ​​às mudanças climáticas.
  • A adaptação climática avançou, mas não o suficiente. Os atuais níveis de financiamento são insuficientes.
  • Limitar o aquecimento a 1,5°C ou 2°C exigirá cortes profundos nas emissões em toda a economia nesta década. As emissões devem atingir o pico antes de 2025 aquecendo todo o mundo em 1,5°C.
  • Cortes de emissões “profundos, rápidos e sustentados” podem evitar algumas mudanças futuras, mas não outras.

“O que este relatório mostra é a gravidade do problema”, disse Friederike Otto, professor sênior do Grantham Institute for Climate Change and the Environment no Imperial College London, no Reino Unido. O professor é um dos principais redatores do relatório. “Isso mostra com muito mais evidências e clareza do que qualquer um dos documentos anteriores o quanto o aquecimento de 1,1 grau que já temos agora está afetando adversamente nossos sistemas humanos e naturais e – em outras palavras – isso significa: estamos matando pessoas e destruindo seus meios de subsistência”.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #ONU #clima #temperatura #calor #terra #planeta


Comentários: