Categorias

Espetáculo no Centro Cultural mostra música brasileira e suas influências

“Passim: 7 anos aqui e lá” é destaque cultural na noite de sábado. Não haverá cobrança de ingressos

O sexteto Passim traz a Rio Claro apresentação da turnê “Passim: 7 anos aqui e lá”, uma celebração à trajetória do projeto e seus dois álbuns “Passim” e “Passim II”. Será nesse sábado (1) no Centro Cultural, às 20 horas. Não haverá cobrança de ingressos, que podem ser retirados uma hora antes do espetáculo.

O show já rodou por mais de sete países e diversos estados e cidades do Brasil, com histórias cantadas que transitam entre a música brasileira e suas múltiplas influências.

Publicidade

O repertório passeia pelos fados portugueses, rasgueados espanhóis, modinhas, choros, modas de viola, cantorias nordestinas e marchas-rancho. O artista rio-clarense Nuno Moraes é o convidado para a abertura.

O Passim foi criado em 2015 em São Carlos (SP) por Jacque Falcheti e Flávio Vasconcelos e se debruça na investigação da musicalidade brasileira e suas influências. Interpreta canções autorais que exprimem diversos contextos, ora socialmente engajados, ora sensíveis e poéticos, viajando através das palavras cantadas pela riqueza de ritmos da cultura brasileira.

O nome “Passim” vem do latim e significa “aqui e lá”, e descreve o lado viajante do projeto, que nasceu na estrada e passou por seis estados do Brasil, mais de 20 cidades do interior do Estado de São Paulo, cidades dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, e por sete países da Europa (Portugal, Itália, França, Espanha, Holanda e Bélgica) e da África (Tunísia).

O álbum “Passim” (2016) foi gravado em Portugal, com participação de músicos portugueses e italianos e o segundo trabalho, “Passim II” (2021) foi gravado no Brasil, com participação especial de Mônica Salmaso e Andrea dos Guimarães. O espetáculo “Passim: 7 anos aqui e lá” conta com as melhores canções dos dois trabalhos lançados. Rio Claro foi escolhida para receber a turnê pelos vínculos afetivos e históricos que o sexteto tem com a cidade.

O sexteto, em sua peculiar formação, traz Jacque Falcheti (voz e pandeiro) e Flávio Vasconcelos (arranjos, violão e voz) acompanhados por Melina Cabral (vibrafone, percussão), Jonas Moncaio (violoncelo), Rodrigo Müller (corne inglês e oboé) e Rui Kleiner (bandolim).

Para incentivar a produção musical autoral e levar um pouco da alma de cada um dos lugares por onde o grupo passa, Passim convidou um “cantautor” local para abrir o espetáculo musical em cada cidade. Em Rio Claro será o compositor, arranjador e instrumentista Nuno Moraes, que pesquisou e produziu os projetos “Vive Melhor Quem Samba” e “Raizeiro”. Ele já dividiu palco com grandes nomes da música popular brasileira e, ao lado do grupo Vela no Breu, realizou turnê pelo interior paulista. Em 2020, produziu o show-live “Nuno Moraes: As Canções”. Tem suas composições gravadas nos discos do parceiro André Bertini.

Premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, “Passim: 7 anos aqui e lá” tem apoio da prefeitura de Rio Claro, por intermédio da Secretaria de Cultura.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp


Comentários: