Categorias

Índice de larvas mantém Rio Claro em situação de alerta para dengue

Análise trimestral apontou índice de 1,82

Levantamento concluído nesta semana pela Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro aponta que o município está em situação de alerta para a dengue. Análise trimestral é realizada para avaliar a densidade larvária no município em relação ao Aedes aegypti e a mais recente teveresultado de 1,82, índice de alerta de acordo com a classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS). No levantamento anterior, realizado em janeiro, o índice foi de 2,87, também situação de alerta.

Para a análise, os agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vistoriaram 2.534 imóveis, coletando amostras de larvas. O trabalho foi realizado de 6 a 17 de abril.

“Essa análise é importante para mapear a situação do município e nortear as ações de combate ao Aedes aegypti”, pontua Pedro Buzzá, responsável pelo CCZ.

Publicidade

Os trabalhos preventivos ao Aedes são ininterruptos na cidade. As ações incluem visitas realizadas nas residências diariamente, retirada de criadouros, mutirões  e nebulização. “A principal medida preventiva à dengue é a eliminação de criadouros e é primordial que a população também esteja engajada neste trabalho”, observa Valdirene Bordin, responsável pelo setor de combate a endemias do CCZ.

Conforme boletim divulgado nesta quinta-feira (20) pela Vigilância Epidemiológica, Rio Claro tem 265 casos de dengue neste ano. Não há registros de zika vírus, chikungunya e febre amarela, doenças também transmitidas pelo Aedes aegypti.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #dengue


Comentários: