Categorias

Cia. dos Náufragos encena o musical infantil Maria da Luz no Teatro do SESI Rio Claro

Imagens | Divulgação | Marcel Vecchia

Inspirado no livro homônimo do multiartista uruguaio Rafael Curci, o espetáculo
será encenado no próximo sábado (23/9), às 18h. Grátis.

De repente, a escuridão! E qual o remédio para tirar um pequeno vilarejo localizado nas cordilheiras desse tamanho breu? Apenas um: contar com o apoio de uma menina que emana luz pelos olhos. Mergulhado nesse tom de realismo fantástico, recontado em cena a partir da multilinguagem cênica, com música, máscara e teatro de bonecos, a premiada Cia. dos Náufragos, de Campinas (SP), encena o seu mais novo espetáculo: o musical infantil Maria da Luz, em cartaz sábado (23/9), às 18h, no Teatro do SESI Rio Claro. A entrada é franca, com reserva pelo site https://rioclaro.sesisp.org.br/.

Contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa) e pelo Edital de Chamamento SESI Viagem Teatral – Montagem de Espetáculos Inéditos, do SESI-SP, a temporada de Maria da Luz também passará, até outubro de 2023, por Cordeirópolis e Caieiras.

Publicidade

Marca da identidade da companhia, que se inspira em obras literárias para a confecção de seus espetáculos, o musical infantil Maria da Luz nasceu do fascínio do grupo pelo livro homônimo assinado pelo autor e multiartista uruguaio Rafael Curci, com ilustrações de Ana Muriel. Por sinal, a obra integra a coletânea As Três Marias, uma trilogia de contos breves situados em diferentes povoados da América Latina.

Para Moacir Ferraz (Boa Companhia | SP), o diretor da montagem, o encontro foi amor à primeira leitura. “De cara, dois temas que vimos no texto original nos chamaram a atenção: o nascimento de uma criança como força renovadora da vida e o embate entre um modo de viver mais simples, em comunhão com a natureza, versus a versão moderna de existência baseada no modelo de consumo capitalista”, destaca o diretor.

Para conhecer a narrativa, o espectador precisará viajar até um vilarejo longínquo chamado Tokonar. Nesse local de escuridão, isolado entre as montanhas das cordilheiras, nasce uma menina com um dom muito peculiar: o de emanar luz pelos olhos. Com a falta de iluminação e o desarranjo de uma promessa de eletricidade, somente a luz de uma criança é a esperança para a sobrevivência da comunidade.

E como trazer Maria da Luz à luz dos holofotes? A resposta é de puro encantamento: a partir da multilinguagem cênica, composta de música, máscara e teatro de bonecos, outra marca da pluralidade cênica da Cia. dos Náufragos. Tudo isso, é claro, esculpido de forma coletiva durante os ensaios, que contaram com exercícios de imaginação, improvisação e criação. Destaque aos atores-músicos Cristiane Taguchi, Esteban Alvarez, Miguel Damha e Renan Villela, que dão vida a oito personagens para lá de fantásticos e misteriosos.

 

Os destaques

Construídas pelo artista Lu Antunes, de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, as máscaras do espetáculo são o passaporte para o universo fabuloso. “A máscara é um instrumento ancestral ligado às origens do próprio teatro. No caso de nossa peça, ela auxilia a trazer o elemento fantástico que ronda o vilarejo de Tokonar, pois os habitantes não são pessoas comuns, como os espectadores vão comprovar”, conta o ator Miguel Damha.

Já a trilha sonora original, assinada pelo trio Esteban Alvarez, Renan Villela e Bruno Cabral, é executada ao vivo a partir da sonoridade de inúmeros instrumentos, entre os quais o charango (pequeno instrumento de cordas andino), que se torna fio condutor da narrativa. “A cultura andina é uma grande influência para o espetáculo. Além de inspirar a música, ela permeou a costura dos figurinos, que recriam os trajes tradicionais dos povos andinos, e a construção dos cenários, que contam com estruturas dinâmicas e luminosas”, destaca a atriz Cristiane Taguchi.

E qual luz de esperança o espetáculo traz aos pequenos e grandes espectadores? A Cia. dos Náufragos permite alguns spoilers: a importância das crianças no coletivo, a harmonia de se viver em comunidade, o respeito à natureza e o fim das intolerâncias. Só isso? Cristiane Taguchi acrescenta mais algumas: “Gostaria que o público tivesse uma experiência divertida e emocionante, e que ela contribuísse, de alguma forma, com a construção de uma sociedade mais simples e feliz.”

A companhia

 

Cia. dos Náufragos foi criada em 2014, em Campinas, pelos atores-músicos Cristiane Taguchi, Esteban Alvarez, Miguel Damha e Renan Villela, ambos formados em Artes Cênicas pela Unicamp.

O grupo desenvolve, desde sua criação, uma pesquisa artística a partir de dois temas centrais: o teatro narrativo e a palavra falada, e a exploração da música como dramaturgia de cena.

Dentre as montagens da companhia, podemos destacar o espetáculo de rua A Ilha Desconhecida, baseado na obra do Nobel José Saramago, a peça de máscaras Contos para enganar a morte, inspirada obra homônima do escritor Ricardo Azevedo, e o musical infantil Destroca, livre adaptação do livro O dia em que troquei meu pai por dois peixinhos dourados, de Neil Gaiman.

Em 2023, o grupo estreia Maria da Luz, espetáculo infantil de máscaras inspirado na obra homônima de Rafael Curci.

Ficha Técnica

Dramaturgia: Cristiane Taguchi, Miguel Damha e Moacir Ferraz (livremente inspirado no livro Maria da Luz, de Rafael Curci) | Direção: Moacir Ferraz | Elenco: Cristiane Taguchi, Esteban Alvarez, Miguel Damha e Renan Villela | Trilha sonora original: Esteban Alvarez, Renan Villela e Bruno Cabral | Cenografia: Thalia Castro | Cenotécnica: Buenos Cenários | Bonecos: Érico Damineli | Figurinos: Laura Françozo | Máscaras: Ateliê Lu Antunes | Adereços: Graziele Garbuio e Julio dos Tambores | Desenho de luz: Eduardo Brasil | Operação de luz: Presto Kowask | Operação de som: Gisele Nunes | Arte gráfica: Ana Muriel | Coordenação de produção: Cristiane Taguchi | Produção local: Cassiane Tomilhero, Graziele Garbuio e Júlia Conterno | Produção: Cia dos Náufragos | Realização: SESI-SP e Governo do Estado de São Paulo

Duração: 50 minutos
Classificação: Livre

Saiba Mais

O quê: Maria da Luz, da Cia. dos Náufragos
QuandoSábado (23/9), às 18h
Onde: Teatro do SESI Rio Claro (Av. M-29, 441, no Jd. Floridiana, em Rio Claro | SP)
Quanto: Grátis (com reserva pelo site https://rioclaro.sesisp.org.br/)
Informações | Instagram: @ciadosnaufragos

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp


Comentários: