Categorias

IPTU 2024 já pode ser pago com as guias disponíveis no site da prefeitura

Cota única ou primeira parcela pagas até 29 de fevereiro têm desconto de 10% ou 3%, respectivamente

Desde esta quarta-feira (3) os contribuintes de Rio Claro podem pagar com desconto a parcela única ou primeira parcela do IPTU 2024, que vencem no dia 29 de fevereiro. As guias de pagamento são acessadas no site da prefeitura (www.rioclaro.sp.gov.br) e devem ser impressas para o pagamento na rede bancária. A cota única quitada no prazo rende 10% de desconto no valor total do IPTU do imóvel. Já as parcelas pagas em dia têm desconto de 3% cada.

“As pessoas podem se antecipar à entrega dos carnês”, observa o secretário municipal de Economia e Finanças, Carlos Fernandes, lembrando que o procedimento para acessar as guias é prático e muito simples.

O acesso pode ser feito diretamente pelo endereço http://sistemas.rioclaro.sp.gov.br:8080/cgi-bin/nwwcgi/PLP/CIDADAO, ou pelo link “IPTU, ISS, Taxas e Certidões” na sessão “Serviços” da página inicial do site da prefeitura. Nesse segundo caso também deve-se clicar no link “Tributos Municipais (IPTU e demais taxas)”. Na guia “Débitos”, deve-se escolher “Imóveis” e, em seguida, digitar o código reduzido ou a referência cadastral do imóvel, que são encontrados em carnês de anos anteriores, clicar em “pesquisar” e escolher o ano de 2024. Aí, basta optar pela cota única (“Total”) ou pelas parcelas desejadas, imprimir e pagar em alguma unidade da rede bancária credenciada.

Com as guias de pagamento obtidas no site não é possível utilizar Pix para pagar o IPTU. Para pagar através de Pix é preciso ter o carnê, que em breve será distribuído pelos Correios.

Publicidade

Onde pagar

O tributo pode ser pago nas casas lotéricas, na cooperativa de crédito Sicoob e nos serviços de internet banking, aplicativos ou autoatendimento dos bancos Bradesco, Santander, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Federal. Os bancos não aceitam mais receber o IPTU nos caixas com atendimento pessoal dos funcionários.

Quando os carnês forem distribuídos pelos Correios e os contribuintes optarem pelo Pix, poderão utilizar serviços de qualquer banco, mesmo os sem convênio com a prefeitura.

Quase 103 mil carnês do IPTU estão sendo providenciados pela prefeitura. O material foi enviado para a gráfica no dia 22 de dezembro.

O IPTU 2024 não teve aumento real e sim atualização monetária. O índice, referente à inflação registrada de outubro de 2022 a setembro de 2023 pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do IBGE, é de 5,19%.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Siga nosso Facebook – https://www.facebook.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp #principais


Comentários: