Categorias

Ex-jogador Robinho é detido pela PF após condenação por estupro coletivo na Itália

Ivan Storti/ Santos FC/Direitos Reservados

Na noite desta quinta-feira (21/3), o ex-jogador de futebol Robinho foi preso em sua residência em Santos, no litoral paulista, entregando-se à Polícia Federal. A medida ocorreu após a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definir que sua condenação na Itália por estupro coletivo deve ser cumprida no Brasil.

A Delegacia de Polícia Federal em Santos confirmou a prisão por meio de nota, informando que Robinho será submetido a exames no Instituto Médico Legal (IML), passará por audiência de custódia e, posteriormente, será encaminhado ao sistema prisional.

Na mesma tarde, o STJ autorizou a Justiça Federal de Santos a efetuar a prisão do ex-jogador por estupro, seguida pelo mandado expedido pelo juiz Mateus Castelo Branco Firmino da Silva, da 5ª Vara Federal de Santos, enviado à PF, que procedeu à detenção.

Publicidade

Robson de Souza, popularmente conhecido como Robinho, foi condenado em janeiro de 2022 por estupro coletivo ocorrido em 2013, em Milão, quando atuava pelo Milan.

Apesar da decisão do STJ, a defesa de Robinho protocolou um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), buscando sua liberdade até o esgotamento dos recursos. Os advogados argumentam que ele aguardou em liberdade todo o processo de homologação, sem representar risco à aplicação da legislação.

Os defensores solicitam que o STF suspenda a execução da pena determinada pelo STJ até o final das possibilidades de recurso, alegando também a possibilidade de reversão do entendimento do STJ devido à suposta violação constitucional pelo pedido da Itália.

A solicitação para que Robinho cumpra pena no Brasil foi feita pela justiça italiana, após a negação de sua extradição. Em novembro de 2023, o Ministério Público Federal (MPF) manifestou-se a favor da prisão do atleta.

Siga nosso Instagram – clique aqui!

Siga nosso Facebook – clique aqui!

Inscreva-se no nosso YouTube – clique aqui!

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #noticia #gruporioclaro #gruporioclarosp #principal #robinho #estupro #futebol


Comentários: