Categorias

Centro de Controle de Zoonoses ganha novo prédio

Setor cumpre papel importante para saúde pública.

A prefeitura de Rio Claro providenciou novo prédio para o Centro de Controle de Zoonoses, que desenvolve o trabalho preventivo e de combate a doenças transmitidas por animais aos humanos. Mais ampla e com melhor estrutura para acomodar os trabalhos realizados pelas equipes, a nova sede será inaugurada no sábado (27) às 9 horas. O prédio fica na Rua M-14, 379, no Cervezão.

Entre as atribuições do CCZ está o trabalho de orientação e prevenção às arboviroses, que incluem dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. “Com a mudança, um único prédio será a base para todas as equipes que atuam no combate a zoonoses no município, diferente do que acontece hoje”, explica Paula Kannebley, diretora de Vigilância em Saúde. No novo local as equipes terão melhores condições de trabalho e melhor estrutura. Haverá também uma sala destinada ao trabalho da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen).

Publicidade

Além do controle de arboviroses, o CCZ atua no controle populacional de cães e gatos, com serviço de castração gratuita, e vacinação antirrábica. “Esses dois serviços, de vacinação e castração, continuarão sendo feitos no Distrito Industrial”, informa Diego Reis, gerente do CCZ.

Orientações sobre animais peçonhentos, palestras sobre posse responsável de animais e buscas ativas de focos de leptospirose e leishmaniose também estão na relação de serviços realizados pelo Centro de Controle de Zoonoses. Para fazer solicitações ou pedir orientações, a comunidade pode entrar em contato com a prefeitura pelo telefone 156.


Comentários: