Evento gratuito no Centro Cultural Roberto Palmari marca encerramento de projeto que utilizou o esporte como ferramenta de educação, inclusão e transformação social
Depois de um ano de treinos, disciplina, aprendizado e superação, 160 crianças e adolescentes de Rio Claro (SP) vão subir ao palco para celebrar o encerramento do projeto Ginástica Rítmica – Formando Cidadão.
O Festival de Encerramento será realizado neste domingo (30), às 19h, no Centro Cultural Roberto Palmari, e terá entrada gratuita e aberta ao público.
A apresentação marca o encerramento de um ciclo de 12 meses de atividades que teve a ginástica rítmica como principal ferramenta para trabalhar não apenas aspectos esportivos, mas também educação, inclusão, disciplina e desenvolvimento pessoal.
Mais do que apresentar coreografias e movimentos sincronizados, o evento pretende mostrar o resultado de um trabalho desenvolvido durante todo o último ano com crianças e adolescentes do município.
Um ano de atividades
Ao longo de 12 meses, os participantes foram envolvidos em uma rotina de treinamentos e atividades que buscou ir além da prática esportiva.
O projeto estruturou suas ações a partir de treinos, metas individuais e coletivas e acompanhamento contínuo do desempenho escolar dos participantes.
A proposta também contou com a integração direta com as escolas de origem das crianças, criando uma relação entre o desenvolvimento esportivo e a vida escolar.
A rotina exigiu dedicação dos alunos, participação das famílias e acompanhamento dos professores.
De acordo com a organização, esse conjunto de ações contribuiu para desenvolver aspectos como disciplina, autoconfiança e postura, além de estimular as crianças a reconhecerem suas próprias capacidades.
O festival será o momento em que esse processo poderá ser acompanhado pelo público.
Crianças vão se apresentar no palco
Durante o evento, as turmas participantes apresentarão coreografias preparadas ao longo do projeto.
A programação também prevê momentos de reconhecimento individual e coletivo dos participantes.
Pais, mães, avós, professores, parceiros e representantes da comunidade estarão entre os convidados para acompanhar as apresentações.
Para algumas das crianças, o festival também terá um significado especial: será a primeira experiência diante de uma plateia.
A oportunidade de entrar no palco e apresentar aquilo que foi desenvolvido durante meses representa uma etapa importante dentro da proposta do projeto.
Cada coreografia será, portanto, resultado de uma trajetória construída durante o ano, envolvendo treinamento, preparação e superação de desafios.
Esporte como ferramenta de transformação
O projeto utiliza a ginástica rítmica como instrumento para trabalhar diferentes aspectos da formação das crianças.
A modalidade exige concentração, coordenação, disciplina e dedicação durante os treinamentos.
No projeto, esses elementos são associados a outras ações voltadas ao acompanhamento escolar e à integração com as famílias e as instituições de ensino.
A ideia é fazer com que o esporte seja utilizado como uma ferramenta de educação, inclusão e transformação social.
O desempenho não é observado apenas dentro dos treinamentos. O projeto também acompanha a trajetória escolar dos participantes, buscando integrar diferentes aspectos do desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Acompanhamento escolar
Um dos pilares da iniciativa é o acompanhamento contínuo do desempenho escolar.
A proposta estabelece uma relação entre o projeto esportivo e as escolas de origem dos participantes.
Dessa maneira, a participação nas atividades não se limita aos treinos e às apresentações.
O acompanhamento busca estimular uma rotina de responsabilidades e metas, reforçando a importância da dedicação tanto no esporte quanto na educação.
O trabalho também envolve as famílias, que acompanham a trajetória das crianças durante o período de participação no projeto.
Festival encerra ciclo de 12 meses
O evento deste domingo representa o encerramento de um período de um ano de atividades.
Ao longo desse tempo, as crianças participaram de treinamentos e foram preparadas para executar as apresentações que serão mostradas ao público.
A expectativa é que o festival reúna não apenas os participantes, mas também familiares e pessoas da comunidade interessadas em conhecer o trabalho desenvolvido.
A entrada será gratuita, permitindo que moradores de Rio Claro acompanhem as apresentações.
Projeto envolve diferentes instituições
O Projeto Ginástica Rítmica – Formando Cidadão é realizado pela Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura e pelo Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
A iniciativa conta com patrocínio da Rumo Logística e do Instituto Rumo.
Em Rio Claro, também recebe apoio da Prefeitura de Rio Claro, por meio da Secretaria de Esportes.
A união entre as instituições viabiliza a realização das atividades e a continuidade do trabalho desenvolvido com os participantes.
Instituto Rumo
O Instituto Rumo é uma associação privada sem fins lucrativos responsável pelo gerenciamento do Investimento Social Privado da Rumo.
Sua atuação está direcionada ao fortalecimento das comunidades onde a empresa está presente.
O instituto desenvolve iniciativas estruturadas em quatro pilares: desenvolvimento dos territórios, voluntariado e cidadania corporativa, valorização da memória ferroviária e geração de inteligência social.
O apoio ao projeto de ginástica rítmica faz parte dessa atuação social.
Rumo
A Rumo é apresentada como a maior operadora privada de ferrovias de carga do Brasil.
A empresa atua com soluções logísticas integradas, conectando polos de produção aos portos de exportação.
Em 2024, segundo as informações do projeto, a empresa foi, pelo segundo ano consecutivo, a única companhia brasileira do setor de logística a integrar duas carteiras do Índice Dow Jones de Sustentabilidade, além de permanecer no ISE B3.
Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura
A Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura foi fundada em 2007 e atua no desenvolvimento de projetos voltados à inclusão e transformação social.
As iniciativas da organização abrangem áreas como esporte, saúde, cultura e assistência social.
Segundo a própria entidade, ao longo de seus 19 anos de atuação, aproximadamente 226 mil pessoas já foram beneficiadas por projetos desenvolvidos em diferentes regiões do país.
A organização informa ainda que suas ações são alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e aos princípios do Pacto Global.
Serviço
Festival de Ginástica Rítmica – Formando Cidadão
Data: 30 de agosto de 2026, domingo
Horário: 19h
Local: Centro Cultural Roberto Palmari
Endereço: Rua Dois, nº 2.880, Vila Operária, Rio Claro (SP)
Entrada: gratuita e aberta ao público
O festival será a oportunidade para a comunidade acompanhar o resultado de um ano de atividades do projeto e prestigiar as 160 crianças e adolescentes que participarão das apresentações.
Mais informações sobre a Associação Fábrica de Saúde, Esporte e Cultura estão disponíveis em www.fabrica.ong.br e no Instagram @fabrica.ong.br.



