Categorias

Mais de 100 agentes de saúde recebem capacitação para combate às arboviroses

Treinamento mostra novos métodos de combate e prevenção ao Aedes aegypti.

 A Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realiza encontros periódicos desde o início de fevereiro com os agentes de saúde do município para discussões sobre o tema “Discutindo as novidades no combate das arboviroses”.

As arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, transmitidas a partir do mosquito Aedes aegypti.
Ao todo 113 agentes já foram capacitados. As reuniões, que ocorrem uma vez por semana, foram realizadas em 1, 8 e 15 de fevereiro. Uma nova reunião ocorre nesta sexta (22), no auditório II da Secretaria de Educação no NAM (Núcleo Administrativo Municipal) das 13 às 16 horas. Assim como reuniões nas anteriores, os participantes do treinamento receberão certificado.

Publicidade

Com o tempo chuvoso, característico do verão, os ovos depositados pelo Aedes nos meses de inverno começam a eclodir, ameaçando a saúde das pessoas. Pneus, vasilhames, potes plásticos, plantas aquáticas, pratos usados nos vasos de plantas e até uma simples tampinha de refrigerante podem trazer perigo.
A Secretaria de Saúde de Rio Claro reforça o apelo para que a população não descarte lixo em terrenos baldios e locais inapropriados e nem mantenha em casa entulho ou qualquer material que possa acumular água parada, onde se desenvolvem as larvas do mosquito. Mais informações sobre o trabalho dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses podem ser obtidas pelo telefone 3523-8663, inclusive aos sábados das 8 às 13 horas.


Comentários: