Um homem foi preso em flagrante na noite desta terça-feira (3), após uma ocorrência de violência contra uma mulher na região do Cidade Jardim, em Rio Claro (SP). Segundo informações colhidas pela nossa equipe de reportagem no Plantão Policial, ele teria ameaçado a vítima com um simulacro de arma de fogo e um facão, obrigando-a a dirigir de Cordeirópolis até Rio Claro.
A Polícia Militar foi acionada por pessoas que estavam nas proximidades da Avenida 29 com a Rua 7. Os populares informaram que um homem havia desembarcado de um Fiat Uno preto e estaria exibindo uma arma de fogo na via pública.
Durante patrulhamento, os policiais localizaram um homem com as características informadas e realizaram a abordagem. Na busca pessoal, encontraram um simulacro de pistola semelhante a uma Glock, equipado com dispositivo a laser, além de uma bolsa com 18 pedaços de chumbo utilizados em projéteis de arma de fogo e um celular.
Na sequência, os policiais retornaram ao veículo e encontraram a mulher, que apresentava sinais de abalo emocional.
Vítima relatou ameaças durante o trajeto
Em depoimento, a mulher contou que mantinha um relacionamento recente com o homem e que ele apresentava comportamento possessivo e agressivo.
Segundo a vítima, os dois haviam se encontrado em uma praça no Jardim Cordeiro, em Cordeirópolis. Na ocasião, o homem teria entrado no carro portando o simulacro e um facão de cabo branco.
Ainda conforme o relato, sob ameaças de morte, ele a obrigou a dirigir até Rio Claro. Durante o percurso, teria apontado o simulacro para ela e mantido o facão próximo ao seu pescoço.
A mulher também relatou que o homem acionou o freio de mão do veículo enquanto o carro estava em movimento, colocando em risco a segurança dos ocupantes e de terceiros.
Já em Rio Claro, no Jardim das Nações II, ele teria tentado comprar drogas e, posteriormente, consumido bebidas alcoólicas. A vítima afirmou ainda que o homem arremessou o facão na direção de um pedestre, sem atingi-lo.
Ao passarem pelas proximidades do estádio do Rio Claro Futebol Clube, na região da Avenida 29, o homem teria retirado a chave da ignição e desligado o veículo em movimento. Depois de parar, desembarcou com o simulacro e passou a apontá-lo para pessoas que estavam na rua, motivando o acionamento da Polícia Militar.
Prisão em flagrante
O homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado ao Plantão Policial, juntamente com a vítima e os objetos apreendidos. A autoridade policial ratificou a prisão em flagrante e determinou o recolhimento dele à carceragem, onde permaneceu à disposição da Justiça.
A vítima manifestou interesse em representar criminalmente e solicitou as medidas legais cabíveis.
A autoridade policial também representou pela conversão da prisão em preventiva, alegando risco à integridade da vítima e à ordem pública, além de mencionar antecedentes por violência doméstica, ameaça e furto. O pedido deverá ser analisado pelo Poder Judiciário.
Foram apreendidos um simulacro de pistola com dispositivo a laser, 18 pedaços de chumbo e um aparelho celular.


