Teatro infantil gratuito na segunda e terça-feira no CEU Mãe Preta

Apresentações serão às 9 e às 14 horas.

O Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU Mãe Preta, em Rio Claro, terá nessa segunda e terça-feira (14 e 15) espetáculo de teatro infantil “O passe e o gol”. A peça será apresentada nos dois dias em dois horários, às 9 e às 14 horas. No dia 19, um sábado, o público irá conferir a encenação no Gabinete de Leitura.

“As apresentações são gratuitas e o espetáculo tem como uma de suas principais características a ampla participação do público, sendo voltado a todas as idades”, observa Daniela Ferraz, secretária da Cultura.

O texto da peça marca a estreia na literatura infantil do jornalista Juca Kfouri e tem como tema o futebol. “O Passe e o Gol” propõe discutir o relacionamento entre irmãos, no caso irmãos gêmeos, e a rivalidade tão comum entre eles. Quem é o melhor? É aquele que passa a bola ou quem faz o gol? O texto permite refletir sobre a importância que cada um desempenha dentro do grupo e a necessidade de se contar com todos, com suas habilidades individuais, para que o projeto coletivo seja bem sucedido. Laerte Asnis é responsável pela adaptação, encenação e direção do espetáculo. E Valéria Peres Anis assina a direção musical e toca teclado. A produção é de De Marchi Produção. São 45 minutos de duração.

Na peça teatral, a partida de futebol, momento em que os irmãos gêmeos jogam pelo mesmo time, introduz a questão do saber ganhar e saber perder. Sugere, ainda, a exploração de temas como: o respeito às diferenças, a paz, o companheirismo e a união. Os irmãos gêmeos Joãozinho e Marinho se dão muito bem, mas não quando o assunto é futebol. Joãozinho joga como atacante e faz muitos gols; o irmão joga no meio campo, e tem a função de armar as jogadas. O problema de Joãozinho é não saber ganhar – se vangloria de ser artilheiro e menospreza o irmão. Seus pais tentam mostrar que esse comportamento não é correto, mas ele se recusa a entender. O conflito sofrerá mudanças radicais quando os dois são convocados para jogar no time da escola no campeonato da cidade. Na final do campeonato entre Preto e Branco Futebol Clube e Mascarados Futebol Clube, muitas surpresas acabam acontecendo. Todas favorecem a atuação de Marinho e mostram a Joãozinho a importância da união do grupo para o sucesso da turma.

O evento é realizado em parceria com o governo estadual, por meio do Proac; Cooperativa Paulista de Teatro; e Teatro do Grande Urso Navegante. O patrocínio é do Instituto Carlos Roberto Hansen, Tigre e Urbano.