Categorias

Delícias Sul-Americanas

Olá, nesta série, vamos conhecer algumas iguarias tradicionais de países da América do Sul. Espero que gostem!

Hoje, falaremos sobre a empanada, famoso pastel de origem espanhola, mas muito famoso e apreciado na Argentina, Uruguai e outros países de língua hispânica.

Os recheios e as massas sofrem muitas variações de região para região. Na Espanha geralmente são maiores e recheadas com peixes e frutos do mar e na Argentina e Uruguai, são de tamanho menor e recheadas com carne bovina, ovos cozidos e uvas passas. A massa geralmente é feita com farinha de trigo, algum tipo de gordura, água e sal podendo conter ovos e leite dependendo da região.

Publicidade

Hoje passaremos uma deliciosa receita de empanadas Mendocinas, típicas da região de Mendoza na Argentina.

Empanadas Mendocinas

As empanadas mendocinas se diferenciam de suas irmãs de outras regiões, pois não levam uvas passas e sua massa é mais suave, feita a base de leite.

Receita para 30 empanadas pequenas.

Ingredientes:

Massa

3 xícaras de farinha de trigo

1 gema de ovo

½ xícara de manteiga a temperatura ambiente

¾ de xícara de leite

½ colher de sobremesa de sal

Recheio

2 kgs de carne bovina moída

2 cebolas médias picadas em cubos pequenos

½ xícara de manteiga

1 pimentão vermelho picado em cubos pequenos

1 pitada de orégano seco

½ colher de sobremesa de cominho em pó

1 xícara de cheiro verde picado

3 ovos cozidos e firmes

½ xícara de azeitonas verdes cortadas em rodelas

Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Para preparar a massa, misture a farinha, o sal e a manteiga com as mãos até virar uma farofa. Acrescente a gema de ovo e vá misturando o leite devagar até a massa ganhar consistência. Sove por alguns minutos até que a massa fique bem lisa. Enrole em plástico filme e deixe descansar enquanto fazemos o recheio.

Para o recheio, primeiro cozinhe os ovos e reserve. Em uma panela, coloque a manteiga e refogue a cebola até ficar transparente. Acrescente a carne moída, o pimentão, os temperos e o cheiro verde e deixe refogar bem. Por último, coloque os ovos cozidos já picados e as azeitonas em rodelas. Corrija o sal e a pimenta do reino.

Agora vamos abrir as massas com um rolo até que fiquem da espessura de uma massa de pastel. Corte em formado circular de 15cm de diâmetro. Recheie com uma colher de sopa de nosso recheio de carne moída. Feche as empanas colando as bordas com água formando uma meia lua. Sele bem com os dedos girando e dobrando do começo até o final da borda apertando bem para não abrir.

Depois de todas prontas, pincele uma a uma com uma gema diluída em uma colher de sobremesa de água.

Unte uma forma grande e asse em forno a 180 graus centígrados por 25 minutos até que estejam douradas. Sirva com vinagrete ou um molho de sua preferência.

Bom Apetite!


Comentários: