Categorias

Equipe de Handebol de Rio Claro levanta taça de campeã em torneio internacional


A junção de muito esforço, planejamento, determinação e, claro, capacidade técnica, não poderia dar em outro resultado, se não a vitória. E foi assim que a equipe sub 16 de Handebol do Instituto Crescer Rio Claro/Setur retornou de competição internacional realizada de 15 a 19 de dezembro, na Colômbia. Os rio-clarenses participaram do Torneio Medellin Handball Cup 2018 e, na noite da última quarta-feira, venceram a equipe da casa, Corazionistas, por 19 a 18. Os atletas da Cidade Azul contam com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Turismo (Setur).

A campanha da equipe do Instituto Crescer no Esporte para que pudessem participar da competição na Colômbia foi incansável e o resultado foi coroado com a vitória. O jogo final de quarta-feira (19) foi disputado ponto a ponto. Mas, com uma campanha invejável, melhor ataque e melhor defesa, a equipe rio-clarense sagrou-se campeã.

Publicidade

O titular da Setur, Ronald Penteado, destaca toda a determinação da equipe e parabeniza o time pela vitória. “Essa equipe com certeza é um exemplo para todos os atletas que almejam o posto mais alto no pódio. Eles souberam superar todas as dificuldades e adversidades sempre com foco na vitória, que foi mais do que merecida. Levaram e elevaram o nome de Rio Claro em diversas competições esse ano e finalizaram com chave de ouro, na Colômbia. São realmente guerreiros. Estão de parabéns pela excelente campanha que fizeram na competição”, pontua o secretário.

O coordenador do Instituto Crescer no Esporte, Alexandre Conttato Colagrai, comenta que a competição foi uma excelente experiência para a equipe. “Há 13 anos que o Handebol vem crescendo, em quantidade de alunos e títulos. E essa conquista veio para fechar o ano com outras tantas conquistas que tivemos no decorrer de 2018 com o sub 12, sub 14, sub 16 e sub 18. Porém, mais importante do que os títulos foram as experiências proporcionadas a esses alunos de projeto social. Esse torneio internacional mostrou a importância de conhecer e aprender outras línguas, pois pensamos no desenvolvimento das pessoas, usando o esporte como ferramenta de transformação”, analisa Colagrai.

César Augusto Picardt, técnico da equipe, observa que foi uma competição forte e que proporcionou momentos de aprendizado. “Foi uma experiência maravilhosa e momentos de muito aprendizado. Apesar da competição fortíssima, conseguimos superar as dificuldades e nos fazermos campeões”, declara.

O professor Douglas Balbino também enfatiza todo o aprendizado obtido durante a competição, tanto no aspecto profissional, cultural e social. “O povo colombiano é muito acolhedor e suas equipes demonstram muita garra e competência técnica. Os atletas superaram as mais diversas adiversidades e realizou um grande espetáculo na final onde o povo da Colômbia reverenciou o Handebol do Brasil”, afirma.

Os atletas que participaram da competição foram: Erick Henrique da Silva, Guilherme de Souza, Pedro Moura de Paula, Fernando da Silva, Pablo dos Santos, João Sales, Pedro Villa, Wesley Silva, Patrick Camargo, Lucas Henrique Santiago, João Almeida e Matheus Cardoso.

A comissão técnica foi composta por: Alexandre Contato Colagrai, César Picardt, Douglas Mateus Balbino, Rogério Villa.


Comentários: