Categorias

Limeira tem primeiro caso de suspeita de coronavírus

Nesta quarta-feira (26), foi registrado em Limeira (SP) o primeiro caso de suspeita de coronavírus. Um homem de 58 anos, que esteve recentemente na Itália. Ele retornou ao Brasil nessa terça-feira (25), porém apresentava alguns sintomas desde domingo (23). O paciente foi atendido pelo hospital, está bem e já teve alta e deve ficar isolado em sua casa. Foram coletadas amostras de sangue, encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, onde exames devem apontar se ele tem o vírus.

Com o primeiro caso de coronavírus confirmado no Brasil, a Secretaria de Saúde de Limeira se mantém em alerta sobre o avanço da doença. Conforme o secretário de Saúde, Vitor Santos, desde os primeiros casos suspeitos na China no mês passado, o prefeito Mario Botion determinou que a pasta iniciasse todos os protocolos necessários para acompanhar a evolução da doença.

O protocolo seguido pela Secretaria de Saúde de Limeira é o mesmo definido pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo governo federal. O Ministério da Saúde só considera o caso como suspeito de coronavírus se o paciente viajou para países com transmissão ou casos confirmados da doença, febre e um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, coriza e outros), ou contato próximo com suspeitos ou casos confirmados de pessoas com o vírus.

Publicidade

De acordo com o secretário de Saúde, o coronavírus tem baixa letalidade e é uma enfermidade de característica viral. As recomendações para evitar a expansão do coronavírus, segundo Santos, é manter distância de pessoas que, eventualmente, estejam tossindo ou espirrando, lavar sempre as mãos com água e sabão, não compartilhar objetos de uso pessoal, entre outras.

“A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, está preparada para fazer o acompanhamento dessa enfermidade”, garante o secretário de Saúde. “Os sistemas de vigilância e assistência de Limeira estão em alerta”, complementa o diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari.

Fonte: Rápido no Ar


Comentários: