Categorias

Furacão Ian mata pelo menos 19 na Flórida e entra na Carolina do Sul

Autoridades temem que o número de vítimas aumente. Equipes de resgate avançam nas áreas mais atingidas

O furacão Ian deixou um rastro de destruição na Flórida, onde pelo menos 19 pessoas morreram e milhares estão desabrigadas. Cerca de 3 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica. Casas e prédios comerciais foram arrastados pelas águas. Equipes de resgate tiveram que usar barcos e mais de 50 helicópteros para resgatar milhares de moradores da Flórida que ficaram presos. O Aeroporto Internacional de Orlando permanecerá fechado enquanto a maioria dos outros aeroportos da Flórida planeja retomar as operações nesta sexta-feira.

O xerife do condado de Lee, Carmine Marceno, disse que seu escritório estava lutando para responder a milhares de ligações para o 911 na área de Fort Myers, mas muitas estradas e pontes estavam intransitáveis. “Ainda não conseguimos acessar muitas das pessoas que precisam”, disse Marcelo ao “Good Morning America” da ABC.

Publicidade

Depois de passar para uma tempestade tropical enquanto cruzava a Flórida, Ian recuperou força de furacão. O Centro Nacional de Furacões prevê que a Carolina do Sul enfrente hoje um furacão de categoria 1, com ventos de 120 a 130 km/h. Perto das 10 horas da manhã, chuva pesada, fortes rajadas de vento e níveis de água acima do normal já afetavam partes da Carolina do Sul e do Norte. Folly Beach, Carolina do Sul, viu rajadas de vento de até 110 km/h pela manhã. Várias estradas foram fechadas devido a inundações na área metropolitana de Charleston nesta manhã.
Primeiras imagens do furacão Ian em St Agustine, na Carolina do Sul, hoje

Comboio de ambulâncias no trabalho de resgate de vítimas na Flórida, hoje cedo

Veja imagens da violência do furacão na Flórida na 5ª feira

https://twitter.com/javiergg9885/status/1575506422636285952?s=46&t=aUc0_mxWO4LyWyGynfPX7A

O Disney World reabrirá seus parques temáticos gradualmente na sexta-feira após um fechamento de dois dias devido ao furacão, que trouxe inundações para a Flórida Central, depois de atingir a parte sudoeste do estado.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, falou sobre os esforços para “estabilizar e restaurar” a infraestrutura e a energia nas comunidades afetadas, durante uma entrevista coletiva no condado de Charlotte, “Conseguimos voar até aqui. O aeroporto está operacional”, disse DeSantis. Ele explicou que os esforços de reconstrução estão apenas começando e que muito mais precisa ser feito.

O governador observou a devastação total que atingiu algumas áreas. “A cidade de Sanibel foi totalmente destruída”, disse ele, referindo-se à ilha na costa de Fort Myers. Ele descreveu o impacto, que arrastou três seções da Sanibel Causeway, como uma “maré de tempestade realmente bíblica”.

À medida que a tormenta avança, as autoridades em Orlando alertam os moradores de que as inundações em partes da cidade continuam muito graves. “Estamos vendo níveis históricos de inundações. Em algumas áreas, tínhamos 3 metros. Em outras áreas, tivemos quase 5 metros”, disse o chefe do Corpo de Bombeiros de Orlando, Charlie Salazar, em uma entrevista coletiva. A água parada ainda está eletrificada em algumas áreas, alertou.

O prefeito de Orlando, Buddy Dyer, disse que as águas da enchente podem permanecer por algum tempo. “Infelizmente, a única maneira de a água descer é recuar naturalmente”, disse ele. “Quero reiterar, não saiam de suas casas, a menos que seja necessário”, acrescentou Dyer.


Comentários: