Categorias

Morre Juca Chaves, compositor que cutucou militares e políticos com humor ácido

O músico tinha 84 anos, incomodou a ditadura militar e teve que ficar 6 anos fora do Brasil

Por: Marcelo Bonfá

O compositor, músico, humorista e crítico,  carioca Juca Chaves,  morreu aos 84 anos no hospital São Rafael, em Salvador. Ele estava internado há 15 dias, faleceu “devido a complicações respiratórios”, deixou a esposa Yara Chaves e duas filhas, Maria Clara e Mariana Morena. A família optou por não divulgar mais detalhes à imprensa sobre o estado de saúde. O corpo do artista foi cremado no Cemitério Bosque da Paz, na capital baiana.

Com um humor ácido e letras que incomodavam políticos e autoridades, Juca Chaves ganhou bastante destaque por desafiar a ditadura brasileira com suas letras na década de 60. Exilado do Brasil em 1970, ele ficou 6 anos fora do país, passando por Portugal e depois para a Itália.

Torcedor do São Paulo e considerado um dos principais nomes da Bossa Nova, Juca também ficou conhecido como “O Menestrel Maldito” graças ao apelido dado pelo Poeta Vinicius de Moraes.

Publicidade

Para quem não se lembra, Juca é autor de músicas que se tornaram sucesso no Brasil como “Caixinha, Obrigado”, “A Cúmplice”, “Menina”, “Que Saudade”, “Por Quem Sonha Ana Maria” (interpretada no filme Marido de Mulher Boa de 1960) e “Presidente Bossa Nova” e “Take me Back to Piauí”.

Siga nosso Instagram – https://www.instagram.com/gruporioclarosp

Inscreva-se no nosso YouTube – https://youtube.com/c/GrupoRioClaroSP

#rioclaro #rioclarosp #noticias #jornalismo #gruporioclaro #gruporioclarosp


Comentários: