Categorias

Dezenas de crianças estiveram no 37ºBMP/I para conhecer projetos sociais e trabalhos realizados pela corporação

A manhã da última sexta-feira (22) foi diferente no 37º BMP/I. Além das crianças de entidades de Rio Claro que participam frequentemente das atividades educativas e cooperativas realizadas pela Cavalaria e Canil, dezenas de alunos OSAF da cidade de Araras estiveram presentes nas instalações para conhecerem os projetos de Volteio Interativo e Cinosocial.

No total, 80 alunos do Educandário, UDAM e OSAF participaram de atividades de civismo e tiveram a oportunidade de ter o contato direto com os equinos, o dia a dia do manejo dos animais. Também foi ministrada palestra sobre a história da Cavalaria de Rio Claro, onde foram apresentados assuntos como o pioneirismo do policiamento comunitário. “A preservação da ordem pública também abrange o relacionamento da polícia com a sociedade. Trazer a comunidade escolar para dentro do quartel é uma forma de praticar o policiamento comunitário, pois por meio dos nossos projetos, estreitamos os laços com crianças expostas a riscos sociais e motivamos o respeito ao próximo, o patriotismo, melhora na autoestima e o engajamento social”, explica o Comandante da Cavalaria, 1º Sargento Marucci.

Com o objetivo de promover uma interação maior das crianças durante o Cinosocial, a equipe do Canil realizou uma simulação completa de abordagem seguida de prisão. O Soldado PM Martins, treinador dos cães empregados nas ações, nos explicou que os alunos tiveram a oportunidade de participar efetivamente da atividade. “Além dos policiais da equipe do Canil, recebemos ajuda de instrutores de Krav Maga, que fizeram o papel de infratores. Eles entregaram balas as crianças e deixaram uma mochila que continha entorpecentes junto das bolsas dos alunos e se afastaram. Isso nos deu a oportunidade de aconselharmos sobre os riscos de aceitar presentes de estranhos. Na sequência, demonstramos o trabalho do cão farejador Troy, que encontrou a mochila com entorpecentes meio as outras. Concluímos a encenação com a voz de prisão aos criminosos, onde o policial canino de dupla função (faro e ataque), Thor, imobilizou os suspeitos”, diz.

Publicidade

O Comandante do Canil, Sargento Renato, finalizou a atividade dissertando sobre as principais ocorrências envolvendo os cães e as situações que são utilizados os diferentes treinamentos caninos no combate à criminalidade.

Projetos sociais

Há cinco anos, a Cavalaria e Canil da Policia Militar de Rio Claro vem desenvolvendo atividades educativas e cooperativas para crianças atendidas por entidades da cidade. Por meio dos animais da corporação, cavalos e cachorros, cerca de 25 crianças da UDAM e do Educandário são recebidas semanalmente no 37º BMP/I, para a prática do Volteio Interativo e o Cinosocial.


Comentários: