terça-feira, 12 maio, 2026
InícioJustiçaNova lei aumenta penas para furto, roubo e crimes virtuais no Brasil

Nova lei aumenta penas para furto, roubo e crimes virtuais no Brasil

FIQUE ATUALIZADO

📲 Siga nosso canal do WhatsApp, ative o "sininho" e receba informações em tempo real 📲( clique aqui)

Entrou em vigor nesta segunda-feira (4) a Lei 15.397/2026, que amplia as penas para crimes como furto, roubo, receptação e estelionato, além de infrações cometidas por meios eletrônicos.

A nova legislação foi publicada no Diário Oficial da União e altera dispositivos do Código Penal Brasileiro, com o objetivo de endurecer as punições.

Principais mudanças

Entre as alterações, estão:

  • Furto: pena passa de até 4 anos para 1 a 6 anos de reclusão
  • Furto de celular: agora pode chegar a 4 a 10 anos de prisão
  • Furto por meio eletrônico: até 10 anos de reclusão
  • Roubo com resultado morte: pena mínima sobe de 20 para 24 anos
  • Estelionato: passa a ter pena de 1 a 5 anos, além de multa
  • Receptação: aumenta para 2 a 6 anos de prisão, com multa

A lei também altera a punição para quem interromper serviços de comunicação, como telefonia. Nesse caso, a pena passa de detenção de 1 a 3 anos para reclusão de 2 a 4 anos.

Agravantes previstos

O texto prevê ainda aumento de pena em situações específicas, como crimes cometidos durante calamidade pública ou envolvendo roubo e destruição de equipamentos de telecomunicação.

Impacto

Com as mudanças, a legislação brasileira passa a tratar com maior rigor crimes patrimoniais e delitos praticados no ambiente digital, incluindo golpes pela internet.

As novas regras já estão em vigor em todo o país.

RELACIONADOS

CATEGORIAS

últimas notícias