Categorias

Passeio ciclístico deste domingo em Rio Claro será um dos 17 que o SEST SENAT promove em todo o país

Evento será o único do gênero no estado, já tem 1.000 inscritos e terá 8 km de percurso, com largada na Avenida Presidente Kennedy, às 9 horas

Rio Claro é a única cidade no Estado de São Paulo e umas das 17 em todo o Brasil a receber o Projeto Circuito Ciclístico SEST SENAT em 2018. Idealizado pelo presidente dos conselhos nacionais das duas entidades, Clésio Soares de Andrade, o projeto tem como característica a realização de um passeio ciclístico de lazer para atrair o trabalhador do setor para as atividades do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), bem como seus dependentes e também a comunidade local onde estão situadas as Unidades Operacionais. Outras cidades paulistas, além de Rio Claro, sede do evento pela 3ª vez, foram convidadas, todas elas com unidades do SEST SENAT, como Piracicaba, Limeira, Paulínia e São Bernardo do Campo.

“A meta de 1.000 inscritos foi atingida na semana passada, com 97,1% de todos os participantes ligados ao setor do transporte. É imensurável nossa satisfação em ser a cidade escolhida para receber esse megaevento”, ressaltou Cristiane Gobesso, Gestora da Unidade Operacional do SEST SENAT Rio Claro.

Publicidade

Com pouco mais de 200.000 habitantes, Rio Claro registra aproximadamente 110.000 bicicletas, segundo dados da prefeitura local. Além de um relevo majoritariamente plano, com topografia favorável e que facilita a locomoção por meio das deste meio de transporte, a cidade possui ainda 6 km de ciclovias e outros 28 km de ciclofaixas, que são faixas reservadas aos usuários das ‘magrelas’. “O município está entre aqueles, em todo o país, onde há grande relação entre trabalhadores que se utilizam da bicicleta como forma de deslocamento até o local de trabalho”, destaca Cristiane.

Além de Rio Claro, o SEST SENAT está realizando um evento com esta natureza, neste ano, nas cidades de Marabá/PA, Rondonópolis/MT, Contagem/MG, João Pessoa/PB, Rio Branco/AC, Fortaleza/CE, Anápolis/GO, Três Lagoas/MS, São Mateus/ES, Vitória da Conquista/BA, Maceió/AL, Duque de Caxias/RJ, Foz do Iguaçu/PR, Porto Alegre/RS, Petrolina/PE e Blumenau/SC. “A cidade de Rio Claro tem vocação para o ciclismo. Além dos trabalhadores, muitas pessoas utilizam a bikepara passeios e lazer, além de termos a presença de diversos grupos de aficionados pela modalidade como competição esportiva, seja em asfalto ou terra. Temos até o nosso pólo olímpico da categoria mountain bike no município”, lembra a gestora da entidade na cidade.

“O passeio ciclístico é uma forma de mobilizar os trabalhadores e conscientizá-los para a adoção de uma atividade física freqüente. Além disso, será uma grande confraternização entre aqueles que nutrem paixão pela bicicleta. Todo participante ganhará um kit contendo uma camiseta do evento, medalha e uma mochila-saco. Teremos sorteio de brindes, a banda Balaio de Gato, ao vivo, para animar a todos os presentes no início e no final do evento, além de um café da manhã após o término do passeio. A animação será comandada pelo popular locutor Maquininha”, detalha Alan Giuseppe, coordenador de promoção social da Unidade Operacional do SEST SENAT Rio Claro. Os kits podem ser retirados pelos inscritos neste sábado (25/8), das 8 às 17 horas, na sede da entidade.

Segundo Giuseppe, a concentração no próximo domingo (26/8) será a partir das 8 horas na Avenida Presidente Kennedy, nas proximidades do Boulevart Municipal, e o percurso contará com duas voltas ao redor do Aeroclube de Rio Claro, totalizando 8 km de distância percorrida. O aquecimento começa às 8h45 e a largada acontece às 9 horas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (19) 3522-1710.

Entre as autoridades do SEST SENAT presentes ao evento, estarão Vinícius Ladeira, diretor-adjunto do departamento executivo nacional; Sandra Caravieri, supervisora do conselho regional do Estado de São Paulo; e Ricardo Magaldi Messeti, assessor chefe jurídico nacional. As próximas etapas do Projeto Circuito Ciclístico SEST SENAT 2018 serão realizadas em João Pessoa (2/9) e em Rio Branco (15/9).


Comentários: