Categorias

Empregabilidade da pessoa com deficiência é tema de encontro

Reunião foi realizada durante a Feira da Empregabilidade em Rio Claro

Durante a Feira da Empregabilidade, realizada em Rio Claro na quarta e quinta-feira (23), membros do Polo de Empregabilidade Inclusiva, do governo estadual, reuniram-se com equipe municipal da rede que atua com pessoas com deficiência.

O objetivo do encontro foi levar ao conhecimento da rede o trabalho realizado pelo polo de empregabilidade e elaborar ações conjuntas com serviços, organizações e conselho visando maior participação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Publicidade

Marcos Botelho, coordenador do polo, explica que “o polo de empregabilidade inclusiva tem objetivo de promover inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho”, acrescentando que para isso o polo utiliza a metodologia do emprego apoiado com estratégia para inclusão profissional.

O assessor dos direitos da pessoa com deficiência, Paulo Meyer, destaca que o polo já vem atuando em Rio Claro em parceria com a assessoria dos direitos da pessoa com deficiência e o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Rio Claro, inclusive com atendimento presencial a cada 15 dias no PAT. “Este encontro foi fundamental para iniciarmos este trabalho conjunto com a rede de profissionais que atua com pessoas com deficiência, além de possibilitar mais conhecimento sobre auxílio inclusão e empregabilidade para pessoas com deficiência”, observa Paulo Meyer.

No encontro também foi explorado o tema auxílio inclusão, por meio de vídeo enviado por Cláudia Carletto, ex-assessora da senadora Mara Gabrilli e ex-secretária de direitos humanos de São Paulo.

A atividade contou com participação de membros da assessoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, coordenadoras e profissionais de Cras e Creas, profissionais das áreas da saúde e educação, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de Patrícia Pereira, técnica de emprego apoiado. Esta ação também contempla as diretivas e objetivos do programa #RioClaroCidadeInclusiva.


Comentários: