A Neoenergia Elektro identificou “gatos” nas praças onde tradicionais feiras são realizadas ao longo da semana em Rio Claro nos últimos dias.
As feiras livres de Rio Claro deixaram de ser apenas pontos de encontro entre os moradores e passaram a ser o centro de uma situação considerada problemática nos últimos dias. A Neoenergia Elektro realizou a retirada de cabos irregulares nas praças do Jardim Portugal, da Boa Morte e das Tilápias, locais que abrigam três das principais feiras livres do município.
O assunto ganhou repercussão nas redes sociais e também foi debatido durante a sessão da Câmara Municipal realizada na última segunda-feira (15), quando vereadores se manifestaram sobre a situação. Além da manifestação dos representantes do legislativo local, o cenário para a realização das próximas feiras segue incerto.
Em nota, a Neoenergia Elektro informou que, “priorizando a segurança da população e cumprindo critérios regulatórios, realizou a retirada de cabeamentos irregulares que distribuíam energia para as Praças Jardim Portugal, da Boa Morte e das Tilápias, em Rio Claro”.
A concessionária destacou ainda que a manipulação inadequada de cabos elétricos pode provocar choques, resultando em lesões graves ou até fatais. Segundo a empresa, por serem realizadas por pessoas não qualificadas e sem autorização, as instalações podem permanecer expostas e representar riscos à população.
A distribuidora também alertou que esse tipo de ligação costuma envolver conexões precárias e inadequadas, aumentando significativamente o risco de incêndios e colocando em perigo vidas e patrimônios.
Por fim, a Neoenergia Elektro reforçou que a única forma segura e legal de obter energia elétrica é por meio de contrato regular com a distribuidora e afirmou permanecer à disposição para esclarecimentos.
A Prefeitura de Rio Claro enviou a seguinte resposta para nossa equipe de reportagem:
Após tentativa de contato com a Prefeitura, nós conseguimos estabelecer contato com a Comunicação que passou algumas informações que podem ajudar os feirantes, os frequentadores assíduos e munícipes rio-clarenses a continuarem acompanhando as feiras livres.
Para esta semana, as feiras da Tilápias, da Boa Morte e do Jardim Portugal juntaram-se e serão realizadas no Espaço Livre da Vila Martins, junto com a Feira do Produtor Rural, na noite de hoje (19).
Na próxima semana, devido ao aniversário da cidade na quarta-feira (24), as feiras acontecerão na quinta (25) e na sexta-feira (26) e acontecerão no Espaço Livre da Visconde.
Por fim, por meio da comunicação, a prefeitura afirmou que assim que os ajustes foram concluídos (principalmente na Boa Morte e no Jardim Portugal, as feiras voltarão ao seus respectivos locais usuais.
A nota completa da Neoenergia Elektro pode ser lida na íntegra aqui:
NOTA – NEOENERGIA ELEKTRO
Rio Claro (SP), 18 de junho de 2026
A Neoenergia Elektro informa que, priorizando a segurança da população e cumprindo critérios regulatórios, realizou a retirada de cabeamentos irregulares que distribuíam energia para as Praças Jardim Portugal, da Boa Morte e das Tilápias, em Rio Claro. A manipulação inadequada de cabos elétricos pode resultar em choque, levando a lesões graves ou fatais. Por ser realizado por pessoas não qualificadas e autorizadas, a fiação pode ficar exposta e representar riscos para toda a comunidade. Essas ligações frequentemente envolvem conexões precárias e inadequadas, o que aumenta significativamente o risco de incêndio, ameaçando vidas e propriedades. A rede elétrica construída pela Neoenergia Elektro segue rigorosos critérios técnicos e de segurança, levando em consideração a dimensão da energia consumida na localidade. O uso não regulamentado de eletricidade sobrecarrega a rede elétrica, causando interrupções no fornecimento de energia para ruas, bairros e até cidades inteiras. A Neoenergia Elektro reforça que a única maneira segura e legal de obter energia elétrica é por meio de um contrato regular com a distribuidora e se coloca à disposição.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA NEOENERGIA ELEKTRO


