Categorias

Boxe de Rio Claro brilha no Campeonato Brasileiro 2021

Realizado em Cuiabá durante toda a semana passada, o Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Masculino e Feminino teve atletas e treinador de Rio Claro em posição de destaque. A competição reuniu atletas de todas as regiões do Brasil e foi realizado de 4 a 11 de dezembro, sendo as finais no último sábado. Jhonatan Conceição alcançou seu sexto título brasileiro, Baby Bull Belini conquistou a prata e o treinador Breno Macedo foi eleito o melhor técnico da competição. De Rio Claro, participou ainda Eduardo ‘Maguila”, que com uma vitória e uma derrota ficou de fora do pódio.

Jhonatan tirou dúvidas que pairavam e confirmou: é o melhor 69 kg do Brasil. Na sua primeira luta, venceu por nocaute no 1° round atleta do Tocantins. Na semifinal, fez um grande combate contra boxeador do Rio de Janeiro, onde mostrou uma gama de recursos técnicos impressionante. Na grande final, a luta que Jhonatan esperava contra o atual titular da seleção brasileira Edson ‘Calango’, da Bahia. Controlando bem a distância usando a mão da frente, Jhonatan conseguiu se sobressair no transcorrer dos três rounds, evitando os golpes de poder do adversário baiano. O resultado dos jurados trouxe a vitória por pontos para o atleta de São Paulo. Sexto título brasileiro de Jhonatan, sendo quatro nas categorias de base (2010, 11, 12 e 13) e dois entre os elite (2019 e 21).

Na final dos 75 kg, outro rioclarense disputava o ouro contra outro baiano. Kauê ‘Baby Bull’ Belini, que começou a treinar no projeto social da MM Boxe aos 12 anos, enfrentou Wanderley ‘Holyfiled’ Pereira, que atualmente faz parte da seleção brasileira. Kauê havia vencido dois importantes combates para chegar a final, um contra Santa Catarina e outro contra a Bahia. Na final, porém, foi superado por Holyfield, que apresentou-se mais rápido e eficiente do que o paulista e venceu por decisão dividida. Medalha de prata para Baby Bull, que havia sido ouro em 2019, também no peso médio.

Publicidade

Com o excelente desempenho da equipe paulista, que conquistou a segunda colocação coletiva, o treinador Breno Macedo foi escolhido como melhor técnico da competição que contou com 22 estados brasileiros. “Pra mim é uma honra receber esse prêmio, apenas confirma o que já sabemos: o boxe de Rio Claro é de alto nível. Poucas modalidades da cidade tem tantos atletas em seleção brasileira, em competições internacionais, em Olimpíadas. Esse prêmio de melhor treinador do Brasileiro 2021 não é pra mim, é pra MM Boxe como um todo.” relata Breno, que tem 33 anos e atua como treinador desde os 20 anos.

O trabalho da equipe MM Boxe em Rio Claro tem o apoio da Prefeitura de Rio Claro, da Secretaria Municipal de Esportes, Instituto Tatu Bola e SMA Suplementos.


Comentários: