Velo Clube goleia e praticamente está classificado às quartas da A3 enquanto Rio Claro tropeça em casa no lanterna da A2

Renan Riggo

O RUBRO-VERDE FOI AO ABC E METEU SONOROS 4 A 0 NO E.C. SÃO BERNARDO, JÁ O GALO AZUL RECEBEU O SÃO BERNARDO F.C. E FICOU NO EMPATE EM 1 A 1

Pela 11ª rodada das Séries A2 e A3 do Campeonato Paulista, Rio Claro F.C. e Velo Clube entraram em campo no sábado, 09/03, para encarar os dois times da cidade de São Bernardo. Pela A3, o Velo viajou ao ABC para duelar com o E.C. São Bernardo e aplicou uma ressonante goleada, superando seu adversário por 4 tentos a 0. Já o Azulão, pela A2, recebeu o São Bernardo F.C. precisando se reencontrar com a vitória, mas não saiu do empate em 1 a 1 num jogo de pouca inspiração dos donos da casa.

E.C. SÃO BERNARDO X VELO CLUBE

Apesar de jogar fora de seus domínios, o Velo, líder isolado da Série A3, começou bem a partida e teve a posse de bola em busca de abrir o marcador no Primeiro de Maio. No entanto, foi o Cachorrão que criou as melhores oportunidades nos primeiros minutos através de contra-ataques e jogadas pelas laterais do campo.

Em todas as oportunidades criadas, o ataque do E.C. São Bernardo esbarrou em mais uma grande atuação do arqueiro do Galo Vermelho, Felipe Rocha, que fez ao menos três defesas muito difíceis para salvar os visitantes.

A partir de então, o Velo Clube encaixou a marcação no meio-campo e conseguiu soltar seus rápidos jogadores de ataque. Aos 44 minutos da etapa inicial, o atacante Chuck fez uma boa jogada pela direita do ataque velista e passou para o lateral direito Léo Santos, que invadiu a grande área, limpou a marcação e bateu firme de perna direita para colocar os rio-clarenses à frente no placar: E.C. São Bernardo 0 x 1 Velo Clube.

No início da etapa final, as duas equipes voltaram dispostas a atacar e logo aos 2 minutos o Cachorrão chegou com muito perigo e quase igualou o marcador. Jadson pegou a sobra e teve uma ótima oportunidade, mas acabou chutando na trave do gol defendido por Felipe Rocha. Após o susto, só deu Velo Clube.

Aos 22 minutos da segunda etapa, o meio-campista Anderson Brito recebeu livre pelo lado esquerdo da grande área dos donos da casa e bateu cruzado com categoria, de perna esquerda, para ampliar a vantagem do líder da competição: E.C. São Bernardo 0 x 2 Velo Clube.

Quatro minutos após anotar o segundo gol, o Rubro-Verde chegou ao terceiro tento aos 26 do segundo tempo, novamente com Léo Santos. Se o primeiro gol já havia sido bonito, o segundo do lateral direito velista foi um golaço! Depois do cruzamento vindo da esquerda e da falha da defesa do Cachorrão, Léo Santos estava posicionado como um centroavante na entrada da pequena área, dominou a pelota e sem deixá-la cair virou o corpo e mandou um lindo voleio de perna direita no ângulo esquerdo do goleiro Willian: E.C. São Bernardo 0 x 3 Velo Clube.

Nos últimos minutos da partida, o E.C. São Bernardo se lançou desesperadamente ao ataque em busca de diminuir o prejuízo, mas foi o Velo que ampliou o marcador e deu números finais ao confronto. Aos 39 da etapa final, Vinícius Santos, que havia entrado na vaga de Alisson, aproveitou ótimo cruzamento vindo do lateral esquerdo Janílson e cabeceou livre pro fundo do gol do Cachorrão: E.C. São Bernardo 0 x 4 Velo Clube.

Com este resultado, o Velo foi à 25 pontos, se isolou na liderança da Série A3, manteve a invencibilidade na competição e praticamente selou sua vaga às quartas de final. Já o E.C. São Bernardo ficou estacionado nos 12 pontos e ocupa a 13ª colocação na tabela.

RIO CLARO X SÃO BERNARDO F.C.

O Rio Claro começou mal nos primeiros minutos da etapa inicial e logo aos 3 sofreu o gol do São Bernardo F.C. Após três escanteios seguidos, Régis, camisa 5 do Bernô, subiu mais alto que a marcação rioclarista e testou firme para o fundo do gol de Murilo Prates: 1 a 0 para os visitantes.

Depois de inaugurar o marcador, a equipe do São Bernardo F.C. se fechou e o Galo Azul passou a ter mais posse de bola em busca do gol de empate. Por duas ocasiões, jogadores do Bernô ficaram caídos no gramado causando irritação nos atletas do Rio Claro por uma suposta cera.

Foi só aos 30 minutos do primeiro tempo que o Azulão chegou ao tento de empate. Após cruzamento da esquerda realizado pelo camisa 10 Vitor, o centroavante Elton Martins completou para o gol meio desajeitado, com a coxa direita, para colocar novamente os mandantes no jogo: Rio Claro 1 x 1 São Bernardo F.C.

Ainda no primeiro tempo, aos 37 minutos, o camisa 9 do Bernô, Magrão, recebeu pela ponta esquerda, invadiu a grande área e chutou forte para ótima defesa de Murilo Prates. Em seguida, aos 40 minutos, o camisa 10 do Rio Claro, Vitor, teve a chance de virar a partida, mas perdeu um gol incrível.

Após contra-ataque do Galo Azul, Lucas Santos avançou pela direita e mandou um passe açucarado para Elton Martins. O goleiro Thiago Passos saiu muito bem e abafou o chute do camisa 9 do Rio Claro, a bola sobrou limpa para Vitor, no rebote, completar para o gol, mas o camisa 10 finalizou por cima da meta do Bernô desperdiçando uma grande oportunidade de virar o marcador.

O Galo Azul iniciou muito bem a etapa final e pressionou em busca do gol da vitória. Logo aos 2 minutos, Vitor chutou forte com a perna esquerda de fora da área, mas o goleirão do São Bernardo F.C. fez uma linda defesa e espalmou para escanteio.

Em seguida, aos 4 minutos, o atacante Nathan fez ótima jogada pela ponta esquerda do ataque rioclarista e cruzou para a entrada da pequena área. A bola passou em frente da meta do Bernô e Lucas Santos não conseguiu chegar nela para desviar para as redes.

Aos 10 minutos da etapa final, outro cruzamento para a área do São Bernardo F.C. e novamente quase o Rio Claro chega à virada no placar. Elton Martins cabeceou no contrapé do goleiro Thiago Passos, mas a bola passou à direita e foi para a linha de fundo.

O jogo seguiu muito truncado pelo resto da segunda etapa e foram poucas as chances criadas por ambas as equipes. O São Bernardo F.C. parecia satisfeito com o empate e passou a ganhar tempo sempre que pôde.

O Rio Claro, por sua vez, tentava chegar ao gol da vitória, mas esbarrava na falta de precisão no último passe e no nervosismo que batia pelos 3 jogos sem vitória e por não conseguir superar o lanterna da competição, que ainda não venceu nesta Série A2. Após o apito final, prevaleceu o empate no placar: Rio Claro 1 x 1 São Bernardo F.C.

Com este resultado e depois da conclusão da 11ª rodada, o Galo Azul caiu para a 5ª posição na tabela da Série A2, com 18 pontos, mas se mantém na zona de classificação às quartas de final. O Bernô continua segurando a lanterna sem nenhuma vitória conquistada e com apenas 6 pontos somados.

PRÓXIMOS JOGOS

Pela 12ª rodada da Série A2 do Paulista, o Rio Claro volta a campo no próximo sábado, dia 16/03, ocasião na qual recebe a Portuguesa, 13ª colocada, no Estádio Dr. Augusto Schmidt Filho, em Rio Claro. A partida tem início às 17h. Pela 12ª rodada da Série A3 do Paulista, o Velo Clube recebe o 6º colocado Monte Azul, no domingo, dia 17/03, no Estádio Benito Agnelo Castellano, também em Rio Claro. O jogo começa às 10h.